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sábado, 19 de março de 2011

Novos caminhos, com inspiração no passado.



Numa eterna procura por melhorar os padrões do nosso ensino e de ensinar aos nossos alunos coisas que lhes sejam verdadeiramente úteis, na Sexta-feira experimentei uma coisa algo diferente. Ok, pode até parecer antiquado por os alunos todos ao mesmo tempo a fazer a mesma coisa, «ai e tal isso já não se usa e deve-se ensinar aos alunos de forma individual o que cada um precisa...», todos a f azer coisas completamente diferentes, ao mesmo tempo, na sua individualidade.
Pois.... mesmo que isso implique que o trabalho não tenha qualquer utilidade e que os alunos não façam aprendizagens significativas? Não me parece.
E se todos os alunos de uma turma precisarem de aprender a mesma coisa ao mesmo tempo? Afinal, todos já fizeram os seu projeto, estão a construir o candeeiro e estão na fase de fazer as ligações elétricas por isso era altura de aprenderem algo tão básico, tão simples e tão útil como ligar uma lâmpada incandescente usando os fios, tomada, interruptor e casquilho.
Sem o trabalho de arrumação feito na semana de formação, esta atividade não seria possível, pois foi ao arrumar que encontrei o material necessário que foi usado como Kit e que ficará para atividades posteriores.
Os alunos aos pares receberam um conjunto (circuito com lâmpada) e uma chave de fendas e usando o ensino pela descoberta, foi lhes dada uma tarefa: desmontar o circuito completo (em que todas as peças estão já montadas e funcionando), tomar notas se e como entendessem, e remontar tudo de forma a completar o circuito e ligar a lâmpada. Nenhum material estragado, ou inutilizado e todo é reaproveitado para a turma seguinte. Contenção de custos.
Assim, cada um aprendeu ao seu tempo e percebeu por si como funciona o circuito e como o ligar.
E os alunos mais avançados que já sabiam como fazer? Simples, esses alunos como o Paulo, Samuel ou Gonçalo receberam as peças isoladamente, descarnaram fios e fizeram toda a montagem desde o inicio, aperfeiçoando a técnica.
No fim, um bocado de polimento, esclarecendo dúvidas, um pouco de fundamentação teórica, revisão das regras de segurança e já está!
Aprenderam a montar um circuito simples, a cooperar com outros e criaram métodos de trabalho e de organização/planificação.
Assim, cada um poderá realizar todo o seu candeeiro em vez de ir pedir «ao papá» para ligar os fios!
Afinal, de que serve ter um candeeiro todo bonito se não foi feito por nós ou se nada aprendemos na sua construção?


4 comentários:

  1. gosto muito do trabalho que vosses fazem beijinhos????????????????

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  2. Owh, a minha Daniela a fazer candeiros..
    Gosto muito de criatividade, quando for adulto quero ter muitas ideias para a criatividade!!

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